Assim, fomos informados, pelo responsável pela ANILUPA que o filme « No monte dos pássaros brancos», produzido pela Associação de Ludotecas do Porto/ ANILUPA e realizado pelos alunos da PEV: 1º, 2º anos- sonorização; 3º e 4º anos – realização, no ano de 2015/2016, com argumento dos alunos do 4º e 3º anos foi selecionado para a próxima edição do quadragésimo festival internacional de cinema de animação de Espinho – CINANIMA e irá estar em competição na categoria de jovens cineastas portugueses. O festival decorrerá entre 7 e 13 de novembro.
«Pretendeu-se com esta atividade, desenvolver um trabalho experimental à volta da exploração das artes performativas através da conciliação entre o cinema de animação e a imagem real. Neste âmbito, foi possível partir de uma série de textos poéticos criados por alunos do 4º ano de escolaridade desta escola, resultante do estudo de autores literários portugueses e outras dinâmicas de escrita criativa, incrementadas pela docente responsável por esta turma. Analisados e selecionados os textos, cada uma das turmas seguiu um processo criativo distinto de descoberta de imagens, umas trabalhadas pelo método de imagem animada e outras em imagem real, através do conceito de instalação e performance corporal.
Os textos que iriam suportar o guião para a realização deste filme, tiveram origem na realização de um projeto educativo incrementado pela professora responsável por esta turma no ano letivo transato, altura em que os alunos participantes frequentavam o 3º ano de escolaridade. Dos vários exemplos apresentados para este trabalho, destacam-se os textos que resultaram do estudo do «Guardador de rebanhos», de Alberto Caeiro, de fotos e aguarelas de autores diversos, da obra de Sophia de Mello Breyner, de criações a partir do conceito «Das histórias nascem histórias», em que os alunos tiveram a oportunidade de, a partir de frases literárias, dar continuidade a essas frases e construírem novas histórias. Por fim, textos à volta da exploração dos significados da temática «Árvore da vida», com ênfase para uma árvore que sobreviveu à bomba atómica de Nagasaki.
Numa primeira abordagem, os textos foram dados a conhecer aos orientadores do CLIA Anilupa, para que em conjunto com os alunos, se procedesse à seleção dos textos susceptíveis de serem trabalhados em animação de imagem por esta turma e os que iriam ser abordados em imagem real pela turma do 3º ano. »
Fernando Saraiva – responsável pela orientação das oficinas de cinema de animação
O nosso Agrupamento, está muito feliz, com a atribuição deste fantástico PRÉMIO!!!
PARABÉNS professora Maria Alexandra A. Miranda, pelo maravilhoso e dedicado trabalho com os seus alunos.
PARABÉNS A TODOS!!!