Comunicação da subvenção ao AEIP

Relativamente à candidatura do Agrupamento ao Programa Erasmus+KA1/Ação-Chave 1 – Setor Ensino Escolar, comunicou a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação que, por deliberação do Comité de Avaliação homologada pela Senhora Diretora da Agência Nacional, foi atribuída uma subvenção à candidatura do projeto “SUC: Developing Sympathetic, Utopian And Critical Citizens”. O projeto com a durabilidade de dezoito meses (entre trinta de Dezembro dois mil e vinte e um e vinte e nove de Junho de dois mil e vinte e três) contará com trinta mobilidades individuais de docentes distribuídas nas atividades de “Courses and training” e “Job Shadowing”. Neste sentido, para que se dê início às atividades previstas no projeto apresentado, os docentes que mostraram disponibilidade para participar, serão contactados brevemente.

Critérios de seleção_Erasmus+SUC_2021

Resultados de seleção_Erasmus+SUC_2022

Início das atividades do projeto Erasmus+ KA1

O projeto “SUC: Developing Sympathetic, Utopian And Critical Citizens” é o 1.º projeto Erasmus+ KA1 do AEIP concebido para docentes das diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino: terá a durabilidade de 18 meses (2021-23) e integrará 30 mobilidades distribuídas entre atividades de “Courses and training”, participação em cursos estruturados nas áreas das metodologias de ensino inovadoras e desenvolvimento de competências linguísticas, e “Job Shadowing”.

De acordo com o definido na candidatura efetuada, o presente projeto pretende dar resposta a diferentes necessidades sentidas pelo agrupamento no que concerne à melhoria de práticas de sustentabilidade e desenvolvimento digital a par do desenvolvimento de competências na língua inglesa.

Durante a fase de candidatura, e após a definição das áreas estratégicas de formação como meio de resposta às necessidades do agrupamento, foram selecionados para participar neste projeto os coordenadores dos diferentes departamentos curriculares e outros docentes que desempenham funções fulcrais dentro da organização.

Assim, tendo sempre presente uma das missões do agrupamento, o desenvolvimento do “aluno SUC”, onde os professores são considerados uma peça-chave para a qualidade da educação, acreditamos que a formação prevista neste projeto será uma mais-valia para o desenvolvimento profissional dos mesmos e proporcionará igualmente um efeito multiplicador e transformador da atividade desenvolvida pela escola, dotando os docentes de novas ferramentas de respostas.

Primeiras mobilidades de formação – “Project Management @School”, fevereiro 2022, Pádua, Itália

A equipa de sete professores que realizará a primeira mobilidade a Pádua em fevereiro para frequentar o curso “Project Management @School” encontra-se já a trabalhar nos preparativos: os professores estão a trabalhar na apresentação internacional do AEIP, compilando todo o historial do agrupamento quer em termos de projetos que se encontram a ser desenvolvidos na escola, quer em termos de características da comunidade em que a escola se insere.

1ª MOBILIDADE – ERASMUS+KA1

A primeira equipa de professores do projeto “SUC: Developing Sympathetic, Utopian And Critical Citizens” do AEIP já se encontra em Pádua a frequentar o curso de formação “Project Management @t School”. Através da Teachersrise, uma startup educacional cuja missão é possibilitar às pessoas oportunidades de mobilidade/cooperação e vivenciar e compartilhar novas formas de aprendizagem, está a ser possível este primeiro intercâmbio de professores no espaço europeu que certamente constituirá uma mais valia para a atualização de conhecimentos, na medida em que confrontados com novas realidades e novos modos de pensar se poderá refletir acerca das nossas próprias práticas.

E porque a Escola tem um papel crucial na formação de qualquer cidadão, é importante que partilhemos práticas no sentido de “elegermos” metodologias que sejam mais eficazes para a saudável formação dos nossos alunos. A (re)construção de uma Europa mais solidária e justa passa pela educação, passa pelo AEIP!

2ª MOBILIDADE – ERASMUS+KA1

A segunda equipa de docentes a integrar a nova mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus “SUC: Developing Sympathetic, Utopian And Critical Citizens” reuniu no dia 11 de março pela terceira vez. Este grupo de professores irá frequentar o curso de formação intensivo “English Language Skills For Teachers – Level 1”  em Pádua, Itália. Através da Teachersrise, uma startup que possibilita oportunidades de mobilidade/cooperação e  partilha de novas formas de aprendizagem em contexto de intercâmbio de professores no espaço europeu, estes professores terão oportunidade de atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos da língua inglesa. Este investimento do AEIP neste projeto de desenvolvimento linguístico permitirá a integração futura noutros projetos internacionais que promovam o desenvolvimento do Aluno SUC.

Concluída a 2ª mobilidade de professores no âmbito das atividades de “Courses and training” do Projeto SUC Student, é possível sentir que a frequência dos referidos cursos está a permitir melhorar significativamente a fluência linguística e dinâmica cultural dos professores participantes. Num futuro próximo, pretende-se a implementação no agrupamento de projetos internacionais que facilitem o desenvolvimento de atividades mais próximas dos interesses dos alunos, promovendo a autonomia, e a identidade europeia.

Todo o trabalho que está a ser desenvolvido pelas diferentes equipas está a proporcionar o estabelecimento de uma dinâmica interna muito positiva, que incute em toda a organização uma nova motivação e produz um impacto positivo também ao nível do clima relacional.