SIRE – Serviço Integrado de Recursos Especializados

SIRE – Serviço Integrado de Recursos Especializados

A Câmara Municipal de Matosinhos construiu o Serviço Integrado de Recursos Especializados (SIRE), com o objectivo primordial da promoção do sucesso escolar.

Este serviço visa promover percursos educativos eficazes, assente numa dinâmica interdisciplinar de sucesso dos/as alunos/as do concelho de Matosinhos, desde a educação pré-escolar. Através de metodologias de intervenção direta e indireta, pretende disponibilizar respostas que vão ao encontro das necessidades dos/as alunos/as em risco de insucesso e abandono escolar, mas também que potenciem o sucesso escolar de todos os alunos/as. O projeto visa uma intervenção integrada, psicossocial e psicopedagógica, articulada com as diferentes dimensões que influenciam e contribuem para o sucesso escolar, nomeadamente para o desenvolvimento, bem-estar e aprendizagem dos/as alunos/as, famílias e restante comunidade escolar.

O SIRE abrange várias áreas de atuação:

  • Apoio psicológico/psicopedagógico*
  • Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa*
  • Orientação para a carreira*
  • Projetos “A Ler Vamos…” e Matiga – Tem como objetivo a avaliação e intervenção nas competências de literacia emergente e matemáticas junto das crianças de 5 anos. É realizada, também, intervenção no âmbito das dificuldades de leitura e escrita com alunos do 1º CEB. Contempla, ainda, a articulação com Encarregados de Educação, o encaminhamento para serviços alternativos e a consultadoria e formação a Educadores e Professores.

*Estas ações poderão ter um cariz individual, de grupo e/ou de consultadoria junto de alunos(as), docentes pais/encarregados(as) de educação. O pedido de intervenção do SIRE é efetuado nos Serviços de Administração Escolar através de preenchimento de formulário próprio.