EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

Uma escola inclusiva e de qualidade não pode ser “sonhada” apenas por algumas das pessoas intervenientes. Nem mesmo “concretizada” por algumas. É necessário criar uma filosofia que envolva todos/as, famílias, alunos/as, professores/as, assistentes operacionais, técnicos/as, … e que faça sentir como pessoal o já (ou pelo menos assim se espera!) inquestionável imperativo de tornar a escola acessível a todos e todas.

O Agrupamento de Escolas Irmãos Passos (AEIP) defende uma educação e uma escola inclusiva e de qualidade onde todos/as e cada um/a dos/as alunos/as encontrem respostas para a realização máxima do seu potencial.

Em conformidade com o recentemente publicado Decreto-lei N.º 54/2018, de 6 de julho, o AEIP constituiu por nomeação a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI). Deu desta forma o pontapé de saída para a implementação do modelo multinível previsto no referido normativo, no que concerne à organização das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, bem como à análise e reflexão da realidade com vista ao delineamento e orientação no caminho da “completa” inclusão.

No cumprimento das suas funções, definidas no diploma supracitado, a EMAEI desenvolveu já várias iniciativas (e tem ponderadas outras) que visam promover uma cultura de responsabilidade, envolvimento e participação social de todos/as os/as intervenientes educativos/as, e colaborar na promoção das políticas e das ações inclusivas no contexto do AEIP.

Consulte:

Documentação

Autonomia e flexibilidade curricular

Declaração de Retificação n.º 47/2019

Percursos Diferenciados

Manual de Apoio à Prática