Departamento Educação Especial

O Departamento de Educação Especial é composto por todos os docentes de educação especial em serviço no Agrupamento de Escolas Irmãos Passos (AEIP).

Função

A principal função é colaborar, de forma específica, para que todo o aluno do AEIP tenha direito a uma educação inclusiva que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades.

Competência

Refletir sobre os instrumentos de avaliação interna e externa da escola, no sentido de adequar as metodologias adotadas nos processos formativos de ensino/aprendizagem;

Mobilizar os meios de que o AEIP dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa e, em paralelo, colaborar na inventariação das necessidades de equipamentos e material didático.

No âmbito da especialidade deste grupo de docência, apoiar de modo colaborativo e numa lógica de corresponsabilização os demais docentes do aluno na definição de estratégias de diferenciação pedagógica, no reforço das aprendizagens, na identificação dos múltiplos meios de motivação, representação e expressão (desenho universal para a aprendizagem) e na abordagem multinível no acesso ao currículo.

Identificar, na intervenção direta com os alunos, as barreiras à aprendizagem com que o aluno se confronta, apostando na diversidade de estratégias para as ultrapassar, de modo a assegurar que cada aluno tem acesso ao currículo e às aprendizagens, levando todos e cada um ao limite das suas potencialidades.

Contribuir para o envolvimento, participação e cooperação dos pais e encarregados de educação em todo o processo educativo dos seus educandos.

Desenvolver formas de trabalho cooperativo com os restantes docentes dos alunos, na definição, no acompanhamento e na monitorização dos resultados das estratégias e das opções curriculares.

Na aplicação das medidas adicionais que requerem a intervenção de recursos especializados, ser dinamizador, articulador e especialista em diferenciação dos meios e materiais de aprendizagem, sendo, preferencialmente, implementadas em contexto de sala de aula.

Estabelecer parcerias no âmbito da implementação de Programas Individuais de Transição, por delegação de competência da EMAEI.

Analisar e refletir sobre as práticas letivas deste grupo de docência e a sua adequação ao contexto e aos alunos;

Colaborar na persecução dos objetivos gerais e dos objetivos específicos do CAA, definidos por lei, nomeadamente contribuir para que o CAA seja uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, mobilizando para a inclusão os saberes e competências existentes na escola, de forma subsidiária da ação desenvolvida na turma do aluno.