PNC – Plano Nacional do Cinema

O AEIP passou a integrar o Plano Nacional de Cinema (PNC) no ano letivo de 2021/2022- Protocolo Institucional operacionalizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (CP-MC).
O nosso objetivo principal é fazer chegar a linguagem cinematográfica ao maior número possível de alunos de forma a criar a ligação entre a atualidade e o passado. Queremos também sensibilizar para a importância do cinema como influência inegável no desenvolvimento de qualquer sociedade. Propomo-nos fazer o aprofundamento, junto da nossa comunidade educativa, da capacidade de interpretação de alguns filmes e refletir sobre a sua contribuição para o nosso desenvolvimento cultural, social e pessoal.

Faz todo o sentido no nosso Agrupamento, cujo projeto pretende “Um Currículo que tenha como meta conduzir os alunos a pensar, repensar, questionar, valorizar, interagir, usar competências dialógicas, encontrar valores que os orientem no contexto sociocultural em que expressam a sua individualidade” (cfr PE, pág.12) a implementação deste projeto.

A sétima arte é também património cultural e contribui para uma cidadania ativa, mais participativa e para o desenvolvimento de uma atitude crítica e informada.

Para operacionalizar estes objetivos serão promovidas sessões de cinema em contexto escolar, garantindo o visionamento de filmes passíveis de serem estudados a partir de linguagens cinematográficas e análise fílmica.

A Coordenadora do PNC

Benedita Barbosa