“Dropi!…. Dropi!…” ecoam as vozes das crianças ao verem o canguru azul com orelhas que se alimenta de sentimentos… Sessão após sessão, o Dropi deixa de ser apenas o canguru azul que vai à sala e passa a ser aquele amigo especial de orelhas compridas que ajuda a compreender que, em algum momento, todos nós sentimos medo, raiva, tristeza, alegria. É aquele amigo que nos conta a aventura que viveu e como se sentiu nos diferentes momentos que passou. A partir dessa aventura, as crianças vão identificando e descobrindo as emoções que o Dropi sentiu e transferem-nas para as suas próprias.
Cientes da importância da promoção da educação emocional em idade precoce, as sessões foram dinamizadas semanalmente pelos Técnicos da Equipa Técnica Especializada do Agrupamento de Escolas Irmãos Passos, em contexto de sala de aula, com a presença e participação do/a Professor/a Titular de Turma, com as crianças dos 1º e 5º anos de escolaridade. Todavia, poder-se-á realizar noutros anos de escolaridade, mediante sinalização do/a PTT e avaliação da Equipa, como aconteceu com o 2B da EB1 de Irmãos Passos.
Baseado no método da Contoterapia, este amiguinho vai permitindo que as crianças se coloquem no lugar do outro, identificando e reconhecendo as emoções não só em si próprios mas também nos outros, desenvolvem a capacidade da empatia, de valores tais como a partilha, a cooperação, o respeito e a interacção, competências fundamentais ao longo da vida nos diferentes contextos. Através da gestão emocional, aliadas a práticas de relaxamento e mindfulness, as crianças adquirem a capacidade de autorregular o comportamento, aumentar a concentração e o foco nas atividades. Na pausa letiva do Natal, a equipa lançou o desafio da realização de uma tarefa que envolvesse também a família: a construção da casa das emoções.