Ponto da situação do AEIP relativamente à Pandemia (06-11-2020)

Alunos, Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Não Docente

O AEIP considera ser este o momento para fazer uma breve análise em relação à conjuntura Pandémica SARS-COV-2 no nosso Agrupamento.

Em primeiro lugar, queremos agradecer aos docentes, técnicos superiores, assistentes técnicos, operacionais, pais, encarregados de educação e aos nossos alunos. Consideramos que, salvo raríssimas exceções, todos têm feito um esforço enorme e revelado comportamentos absolutamente responsáveis.

Contudo, inevitavelmente, o AEIP começa a sentir os efeitos desta situação, tendo sido determinados alguns casos de isolamento profilático de alunos, docentes e pessoal não docente.

Até ao dia de hoje testaram positivo à SARS COV-2, nove pessoas em todo o Agrupamento, incluindo alunos, pessoal docente e não docente. Temos quatro turmas do 1ºCiclo em isolamento profilático, sendo que uma turma já reiniciou o seu trabalho num percurso de normalidade e uma turma do 2º ciclo que retorna à escola no dia 13 de novembro.

Realizada uma análise interna sobre a origem dos casos positivos, não há nenhuma evidência que aponte para que a ocorrência da contaminação tenha sido contraída em contexto escolar, sendo todas de origem externa.

O Agrupamento rege-se pelo Plano de Contingência e Plano de Higienização aprovado pela Unidade de Saúde Local e está constantemente em contacto direto com a Autoridade de Saúde Local (Unidade de Saúde Pública) de Matosinhos, que nos apoia e orienta, caso a caso.

Estamos conscientes do momento delicado que vivemos. Não temos a ilusão de que a infeção não nos vai atingir, mas as medidas estão a ser tomadas com a maior seriedade e cuidados possíveis. Mesmo assim é urgente que, individualmente, se redobrem os esforços de prevenção, dentro e fora da escola, nomeadamente manter a etiqueta respiratória, a distância de segurança dentro e fora da escola, usar a máscara dentro e fora da escola, manuseá-la corretamente, lavar frequente e corretamente as mãos, não trocar materiais / objetos e cumprir os percursos de circulação existentes nas escolas.

Do mesmo modo, apelamos à sensibilidade de todos para que não haja nenhum motivo nem nenhuma manifestação de carácter discriminatório relativamente a pessoas que tenham testado positivo à SARS- COV-2. Neste contexto, na escola, não vamos permitir qualquer tipo de constrangimento causado a algum aluno, docente ou não docente que tenha sido infetado e que regresse à escola.

É preciso que sejamos solidários, que empreendamos esforços preventivos para vencer esta batalha e nos direcionemos no sentido de minimizar os efeitos da Pandemia, de modo a  que possamos continuar com as nossas atividades profissionais e, ao mesmo tempo, garantir o bem estar de toda a comunidade.

“Depende de nós contrariar a atividade de um vírus, que é extremamente inteligente e agressivo na forma como se transmite e como pode originar doença grave. Não podemos desmobilizar”.

Contamos com a colaboração e apoio de TODOS!

BEM-HAJA

O Diretor

Paulo Gaspar