Nota Biográfica –
Ariana Cosme é professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto onde coordena (em colaboração) o Observatório de Vida das Escolas integrado no CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas.
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, fez um Pós-Doutoramento no campo da Formação de Professores na Pontifícia Universidade católica do Paraná, Brasil, onde é professora visitante.
Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão sobretudo no domínio do Ensino Básico e Secundário, o que justifica a intervenção que tem vindo a desenvolver como formadora e consultora de escolas inseridas em Territórios Socialmente Vulneráveis (os TEIP) e em Projetos de Inovação Pedagógica (os PPIP).
É consultora do PAFC, Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, a convite do Ministério da Educação.
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, fez um Pós-Doutoramento no campo da Formação de Professores na Pontifícia Universidade católica do Paraná, Brasil, onde é professora visitante.
Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão sobretudo no domínio do Ensino Básico e Secundário, o que justifica a intervenção que tem vindo a desenvolver como formadora e consultora de escolas inseridas em Territórios Socialmente Vulneráveis (os TEIP) e em Projetos de Inovação Pedagógica (os PPIP).
É consultora do PAFC, Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, a convite do Ministério da Educação.